Palpite Infeliz - Por Cristiane Mare da Silva

Quem é você que não sabe o que diz, meu Deus do céu que palpite infeliz.
Noel Rosa

Foi um sábado desses de inspirar sorrisos, que eu e meu marido resolvemos conhecer o bar Noel Rosa, nome que dispensa apresentações e traz em si um reduto de belas memórias, mas a vida é cheia de poréns e em sua própria trama de contradições . Em nossa companhia alguns amigos de Salvador, São Paulo e Chile, acredito que o leitor quiças o conheça, esse barzinho com jeito simpático e com a foto do amistoso e digno Noel ali na travessa Ratycliff, no centro de Florianópolis, provavelmente alguns já tenham dado uma passadinha e quantos outros adentraram.
Festivamente após várias tentativas de encontrar um garçom pedimos feijoada , cerveja e dois sucos. Depois de muito riso e brincadeira e passado já meia hora abordamos o garçom, ele aturdido gritou-nos só mais um pouquinho. O pouquinho passou e nada e o nada todos sabem enche papel, contudo não enche barriga. Fomos pedir pela estimada e como resposta já devem imaginar já estão servindo, gerúndio enganoso e tardio.
Nesse meio tempo lembrei- me que o meu suco e de minha anfitriã chilena não havia chego a mesa, com fome, sede e cansaço pela espera, pois naquela altura nem mesmo o samba dava jeito, fui dar pelo meu suco .
Ao conversar com um sujeito atrás do balcão, Tristeza a minha, a comanda nunca existira, até aqui ainda que desgastante se pode reduzir os danos sabadão, quem sabe uma feijoada e samba, risos, porém cobrei pelo suco, pela dita feijoada e pelo meu direito de consumidora de um bom atendimento e de alguma agilidade nos pedidos, como cliente e pelo vínculo estabelecido entre ambos cliente e o comerciante, pagaria pelo trabalho fornecido estabelecendo assim o que chamamos na biologia de mútua relação, compraria o suco, o almoço e inclusive o direito de escutar a música, já que nada vem de graça nem o pão nem a cachaça.
Este como insultado, irado, como se só agora naquele fervilhar de negros e negras dançando, houvesse deparado com a minha vil presença, disparou com um olhar digno de um algoz
Vamos na tranquilidade, afinal você não paga as minhas contas !! E por último despejou o que eu ganho com você ?
O mesmo, meus caros, para o meu desespero e surpresa, era o sujeitinho dono do bar intitulado Noel Rosa.
Muitas leituras são possíveis desse infeliz palpite, curto e denso diálogo. Confesso que o meu desejo fora de jogar lhe o suco na cara, responder lhe de maneira grosseira e á altura de tal insulto, mas a civilidade e os visitantes que nos acompanhavam me impediram de tal atitude.
O que fica no peito é uma dor profunda e angustiante dessas tantas que eu e meus pares uma vez e outra passamos em nosso cotidiano. As conjeturas ou possibilidades são várias e me pergunto se fosse eu outro, talvez fosse outro também o desfecho desse relato, entretanto sou uma mulher dentro de uma sociedade que ainda comporta características do machismo e se não bastasse negra, e como diz a indiana Gayatri Spivak “e pode o subalterno falar?”
Assim embora professora, letrada, pertencente a classe média e com tantos outros salvos condutos cobrados pela sociedade e com a ilusão que o conhecimento me forjará como indivíduo, ratifiquei a validade de um provérbio judeu: Se você esquecer que é um judeu os outros o lembrarão quem você é.
E Noel Rosa se envergonharia de ver seu nome exposto, enxovalhado e representado por tal sujeito e de repente leitores e amantes do samba, não apenas em mim recaía o meu pensamento, a mágoa que levava no peito que me questionava e igualmente me estraçalhava e mesclava todos esses sentimentos era pensar naqueles negros e negras em sua grande maioria e em como e por quê nos acostumamos a receber tão pouco !! Como aceitamos que nos tratem de maneira tão subalterna e indigna como se o mínimo fosse visto como o suficiente aos olhos alheios, pois perplexo não é que nos tratem mal, que nos insultem, que lhe batam no rosto. O mal é aceitarmos calados, com normalidade esses maus tratos independente que ocorra consigo ou com o vizinho ao lado.
Na semana da consciência negra passado apenas uma semana do triste acontecimento estarão lá novamente samba , negros e outros bons sujeitos e o dono da casa grande que ganha, enriquece as nossas custas, lhe insulta e por fim lhe pergunta O QUE EU GANHO COM VOCÊ? Tenho convicção que não deveríamos encher o bolso de quem não nos quer bem e como diria Milan Kundera: O peso, a necessidade e o valor são três relações íntimas e profundas e volto a reinterar.
Quem é você que não sabe o que diz meu Deus do céu que palpite infeliz.
Florianópolis 17 de novembro de 2010
Cristiane Mare da Silva

Comentários

Anônimo disse…
whats up multiculturalismoepopulacoesafricanas.blogspot.com admin found your blog via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your website http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com