Meu discurso de despedida da PROEX-UDESC

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa


Pessoas,

Gostaria de lhes escrever algumas linhas a título de despedida e agradecimento. Quando aqui cheguei, em 2008, a convite dos recém-eleitos Professores Sebastião e Heron, sentei naquela cadeira azul com uma montanha de ideias na cabeça e disposição para realizá-las.

Com o tempo fui descobrindo que administrar não é tanto trazer para o "tempo" as divinas e eternas leis da razão, mas simplesmente cuidar das pessoas, observá-las e nelas descobrir o que elas têm de melhor para si mesmas e para a Universidade. Aprendi através do diálogo, por vezes tenso, por vezes generoso, que todo o interesse é legítimo, e cabe ao gestor harmonizá-lo, ou não, de modo a bem servir ao interesse público.

Queria agradecer a cada um(a) de vocês que não só compreenderam, contribuíram, mas se engajaram para tornar realidade uma grande parte daqueles sonhos. Cada um de vocês, estudantes, técnicos(as) e professores(as) colaboraram para reposicionar a UDESC no cenário do ensino superior, corroborando para torná-la um ator político de maior importância para Santa Catarina e para o país.

Por meio da Maratona Cultural de Florianópolis, do Festival Audiovisual do Mercosul, da Operação Rondon, do Programa de Ação Afirmativa, da Semana Ousada de Artes UDESC/UFSC, da Gestão de Riscos e Desastres, dos Jogos dos Servidores da UDESC, dos Jogos Estudantis, do Programa de Assistência Estudantil, nós contribuímos para tornar a UDESC, não apenas uma universidade de qualidade e competente, mas uma instituição que alia atividade acadêmica de excelência com compromisso social; tornamos a IES que Santa Catarina precisa.

Nesta caminhada, queria agradecer especialmente, minha equipe Bete, Balduíno, Fábio, Renildo, Juliana, Eliane, Ivan, Vicente, Cleusa, Mabel, Marlene, Alessandra, Beatriz, Diana, Savana, Francine, Ana Carolina, Marco, André, Roberta, Luize; os que ficaram, e os que se foram: Nanci, Salete, Claudia, Serginho, Hentz, Anderson, Luiz, Nayra, Lin, Camila, Caetano, Fernanda, Tama, Clarice, entre outros. Todos eles companheiros e companheiras de sonhos; aos meus colegas de Equipe Heron, Beatriz,Tomasi, Vinicius, Antônio Sandra, Juliana, Salvador, "Baba" Tomasi,Lucia, Iraci,João Nicolau,Jairo, Marzeli, Amauri, Rosangela, Leandro e Delsi, parceiros com quem aprendi a arte e o poder da diversidade.

Porém, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial àquele sem o qual nada teria sido possível, meu chefe e parceiro de primeira hora, Sebastião Iberes Lopes Melo. Sem sua generosidade, tolerância e estímulo, nenhuma de nossas conquistas seria possível. A você, meu Mestre, deixo um abraço com carinho.

Encerro esta etapa de minha vida com a consciência do dever cumprido, com a clareza que certamente não fizemos tudo o que queríamos, tampouco tudo que a Universidade desejava, mas o melhor que podíamos.

Retorno ao Centro de Ciências Humanas e da Educação para o exercício da profissão que escolhi quando vendia frutas nas feiras de Florianópolis: a docência, que afinal nunca deixei de seguir mesmo sem tempo. Retorno para minhas duas lindas famílias: meus alunos e alunas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e para Cris, Dandara e Amílcar.


Um beijo no coração e o meu muito obrigado!!!


Ilha de Santa Catarina, 10 de abril 2012.

Comentários