Negros são 80% dos que entraram para classe média em dez anos | SPressoSP


Negros são maior população a ascender socialmente dentre 35 milhões de brasileiros, em 10 anos
Cezar Xavier
Cerca de 28 milhões de negros ascenderam à classe média nos últimos dez anos, segundo o projeto Vozes da Classe Média lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do Governo Federal. Este número equivale a 80% dos 35 milhões de brasileiros que saíram da extrema pobreza para o patamar de sálario per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.
De acordo com o estudo, é praticamente impossível falar da população emergente sem citar a importância do negro. Foram os brasileiros dessa raça os responsáveis pela maioria absoluta dos cidadãos que subiram de classe social. “Os negros da classe média têm orgulho de sua cor; exigem, portanto, uma comunicação que dialogue com sua etnia e um Estado que seja parceiro da melhora da sua qualidade de vida”, diz o estudo Vozes da Classe Média.
Dos 104 milhões de pessoas que estão na classe média do país, 53% são negros, de acordo com o estudo baseado em estimativas produzidas com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A proporção é maior que os 50,8% declarados negros e pardos dentre os 190.755.799 de habitantes verificados no Censo Demográfico do IBGE de 2010.
“Igualdade” racial na classe média
Os números do estudo revelam igualdade na proporção de negros e brancos na classe média (53% e 47% respectivamente). Além disso, tanto um grupo quanto o outro encontram-se em equilíbrio na classe média: 53% dos negros pertencem à classe média, bem como 53% dos brancos. De acordo com os analistas, isso significa que no interior da classe média já não há desigualdade racial.
“O equilíbrio na classe média, no entanto, não quer dizer que as desigualdades raciais foram superadas. Nas demais classes elas perduram: enquanto os negros estão fortemente sobrerrepresentados na classe baixa, os brancos estão sobrerrepresentados na classe alta”, pondera o estudo.
Tabela1: Contribuição dos grupos socioeconômicos para a formação da classe média, 2012
Grupos socioeconômicosBrasilClasse BaixaClasse MédiaClasse Alta
Brancos e amarelos47314769
Negros53695331
Tabela 2: Tamanho da classe média nos diferentes grupos socioeconômicos, 2012
Grupos socioeconômicosClasse BaixaClasse MédiaClasse Alta
Populaçao total285320
Brancos e amarelos185329
Negros365312
Fonte: Estimativas produzidas com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Comentários