O Movimento Negro e o Novo Governo Dilma Rousseff


Nos últimos dias abundam pelo mundo subterrâneo as disputas para montagem do Governo Dilma Rousseff, militantes, parceiros, aliados e demais interessados conversam, telefonam, especulam sobre aqueles e aquelas que serão contemplados.
Depois de muito ouvir , tendo a concordar com uma das interlocutoras que precisamos de duas coisas importantes, um plano estratégico de ocupação do Governo Federal com base na nossa agenda. Por sinal, recomendo a todos a leitura do Relatório das Agendas Transversais apresentado pelo Ministério do Planejamento no V Forum Interconselhos (Brasília, 08.12.2014).
O segundo, é que temos que sair do gueto em que os brancos de esquerda querem nos restringir. Se o Governo Federal deseja ser coerente com seu discurso antirracista, entendo que a Presidenta Dilma deveria acompanhar a Lei de Cotas no Serviço Público Federal e reservar 20% dos cargos comissionados para negros e negras dos vários partidos que compõem a base aliada. Além de prestigiar inúmeras pessoas com grande capacitação de trabalho e organização, estimularia os partidos políticos a se darem ao trabalho de identificar e valorizar seus próprios quadros de origem africana. De quebra esvaziaria a tensão em torno dos poucos cargos que os brancos governistas imaginam que nos pertença.
Bora defender esssa ideia????!!!
Paulino Cardoso

Comentários