A SEPPIR E OS PESQUISADORES NEGROS


Hoje estamos em Brasília para transmissão de cargo de Ministra da SEPPIR e a primeira ideia que temos em mente é agradecer a Ministra Luisa Bairros e equipe pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos a frente da secretaria. Sem dúvida, a Ministra foi responsável por tornar a SEPPIR uma estrutura mais republicana, financiando projetos por meio de chamadas públicas. Foi fundamental para realização das edições do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, na adoção do quesito cor no currículo lattes pelo CNPq, no financiamento do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Ações Afirmativas do CNPq, linha de financiamento no Programa de Extensão Universitária - PROEX-MEC/SESu, entre muitas outras ações que contemplaram a ABPN, os NEAB`s e pesquisadores e pesquisadoras negras.

A gestão da Ministra Nilma Lino Gomes que agora se inicia nos enche de muito orgulho e esperança, na medida em que pela primeira vez uma pesquisadora, organizadora de NEAB, ex-coordenadora do GT 21 da ANPED, co-fundadora do Consórcio Nacional de NEABS, ex-presidente da ABPN (2004-2006),  Conselheira Nacional de Educação/CNE/MEC, reitora, por pressão da CADARA/MEC, da UNILAB, é escolhida como ministra da SEPPIR.

Isto significa que o Governo Dilma Rousseff levou em consideração a feliz combinação de sólida formação acadêmica, competência administrativa e capacidade de diálogo político na indicação de Nilma Lino Gomes. Diria meu ex-reitor da UDESC, contemplou a excelência acadêmica com profunda sensibilidade social.

Torcemos por Nilma Lino Gomes, não apenas porque é uma de nós e isto sinifica ampliar o papel dos pesquisadores e pesquisadoras negras presentes nas universidades brasileiras como instrumentos de capilarização de política pública, por meio do fortalecimento dos núcleos de estudos afro-brasileiros, mas porque sua simples presença é uma indicação para os nossos milhares de jovens pesquisadores e pesquisadoras que vale a pena estudar, cuidar da sua vida pessoal, ter uma carreira profissional firme, ter civildade no trato e independência financeira. Que nós temos direito a tudo de bom que a sociedade pode oferecer sem esquecer os irmãos e irmãs na porta.

Nilma transforma em realidade aquilo que brigamos todosos dias com nossos meninos e meninas, que todos nós podemos ser o que quisermos, inclusive ministros, sua ascensão ao cargo significa que vale a pena seguir uma vida acadêmica!!!

Por outro lado, Nilma Gomes chama a atenção para presença de novos atores políticos na luta anti-racista que se construiram no enfrentamento ao racismo nas últimas décadas, mas de lugares diferentes da luta em associações comunitárias, organizações não governamentais e vida partidária. Na medida em que nossa democracia avança, novos personagens entram em cena para contribuir nos esforços para tornar nosso país um lugar melhor para todos e todas.

Os desafios para sua gestão são muitos e a Ministra Nilma Gomes já demosntrou ser capaz de enfrenta-los com criatividade, beleza, firmeza e simpatia.

Os demais parceiros e parceiras que travam a luta institucional nas diferentes esferas de Governo certamente terão um grande apoio, na medida em que é papel da SEPPIR garantir a transversalidade da política de promoção de igualdade racial por todo Governo.

Esperamos que todos dêem a ministra o tempo para formar sua equipe e apresentar, no diálogo com todas as forçasdo Movimento Social Negro, construir uma agenda para a SEPPIR.

De nossa parte, estamos a postos e com disposição de somar para que Nilma Lino Gomes construa uma gestão plena de exitos e realizações!!!

Seja muito bem vinda, Ministra Nilma!!!

Comentários