Queremos Henrique Cunha Jr - Reitor da UNILAB

Queridos amigos e amigas, pesquisadores e militantes do campo antirracista,
Nos próximos dias o Ministro da Educação Cid Gomes terá a tarefa de indicar o Reitor da UNILAB, em substituição á Prof. Nilma Lino Gomes, hoje, Ministra da SEPPIR, depois de um brilhante trabalho na Universidade.

Criada por iniciativa do presidente Luis Inácio Lula da Silva, para contribuir na integração do Brasil com a lusofonia, em especial, os paíes africanos de língua oficial portuguesa, a UNILAB, embora jovem constituí uma realidade que vem aproximando países com histórias tão intercruzadas e a contribuir para a projeção do Brasil, enquanto país relevante na geopolítica mundial.

Por iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados á Educação dos Afro-Brasileiros do Ministério da Educação (CADARA/MEC), reinvindicou-se a indicação de um pesquisador ou pesquisadora e professor negro para a reitoria da instituição, então vago com a saída de Paulo Speller, para a reitoria da instituição. No que fomos atendidos, graças, inegavelmente ao trabalho de Macaé Evaristo , então titular da Secretaria de alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e de  Thiago Thobias, na época assessor do Ministro Aloysio Mercadante. Nilma Lino Gomes demonstrou que além de grande professora, pesquisadora, e militante, poderia ser ótima administradora.

A indicação da Professora permitiu re-orientar a instituição, de modo a valorizar os vínculos entre a África e a Diáspora Africana no Brasil, atraindo pesquisadores negros relevantes como Mathilde Ribeiro, Edson Borges e Acácio Sidnei dos Santos. No último Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros em  Belém do Pará (2014), assinamos com a  reitora Nilma Gomes um acordo de cooperação entre a UNILAB e ABPN,de modo a fortalecer estes laços . Este é um legado pelo qual devemos lutar e , no meu entendimento, o Prof. Henrique Cunha Jr, está mais do que preparado para dar continuidade a este trabalho.

O Professor Cunha, estudou Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) e Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1975). Realizou mestrado em Engenharia Elétrica (1980) e Mestrado em Historia - Universitè de Nancy I (1981) e doutoramento em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Loraine (1983). Realizou especialização em economia no Escola de Arte e Metiers de Nancy (1983). Prestou concurso de professor efetivo na USP em 1990. Apresentou tese de Livre Docência na EESC - USP em 1993. Prestou concurso com tese de Professor Titular na Universidade Federal do Ceará em 1994. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Esta formação multidisciplinar lhe habilita a desenvolver pesquisas na área de Engenharia Elétrica,  em máquinas elétricas, sistemas de controle, automação industrial, tração elétrica e ensino de engenharia elétrica, desenvolver atividades acadêmicas na pós-graduação e pesquisa em Educação Brasileira, FACED-UFC, nos seguintes temas Africanidades, Afrodescendência, Espaço Urbano, Relações Étnicas e História e Cultura Africana e Afrodescendentes.

Vale informar , ainda, que o Professor Cunha Jr, é herdeiro da luta antirracista desenvolvidas por militantes negros em São Paulo, desde a primeira metade do século XX. Organizou o I Encontro de Pesquisadores Negros  de São Paulo (1989), I Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Recife, (2000), fundador e primeiro presidente da Associção Brasileira de Pesqusadores Negros (2000/2004). Henrique Cunha Jr  traz em seu corpo e vestes as marcas das lutas do povo negro pela sua emancipação, autonomia epistemológica, nascida do diálogo entre a ciência ocidental e a nossa ancestralidade africana.

Para nós pesquisadores e pesquisadoras e militantes antirracistas, Henrique Cunha representa o melhor que há entre nós, e que, igualmente, merece a oportunidade de demonstrar sua excelência e competência em  outros campos da vida universitária.

Por tudo isto, gostaríamos de ver Henrique Cunha Jr reitor da UNILAB. 


Comentários