Lola: GENTILI E SEU MODO MASCU DE STAND UP BULLYING


Ontem Gentili publicou um tuíte com a foto de uma ativista que eu não conhecia, a Bruna, estudante da Unesp. 
Ela é lésbica, e, no ano passado, na UFSCar, depois de um trote machista e lesbofóbico, houve uma intervenção com cartazes. Essa da foto era contra a fetichização das relações lésbicas (aquele negócio: as mulheres não são lésbicas para excitarem os homens héteros; aliás, elas não estão nem aí com o desejo dos homens héteros nem, inclusive, com o julgamento dos homens sobre o corpo delas). 
No final do ano vários grupos machistas expuseram Bruna em suas páginas. Ela recebeu mais de cem mensagens com todo tipo de ofensas. 
Também descobriram seu número do celular e passaram a ligar pra ela. Esta é a metade de um comentário que um rapaz deixou na página de Bruna. Perceba como ele gasta várias linhas para chamá-la de feia e gorda, mas o que o incomoda mesmo é que ela seja feminista:

Gentili decidiu jogar mais lenha na fogueira, tuitando a imagem (obviamente sem permissão de Bruna) para seus 8 milhões de seguidores. É o tipo de "humor" tão conhecido quanto raso: vamos chamar de gorda uma moça gorda (que está dizendo justamente que não dá a mínima pra vocês). Como eles se sentem insultados com o desprezo que uma moça gorda e feminista tem da opinião deles!
Roger e Gentili
sabiam que era
montagem
Pelo jeito aquela postagem deu início a uma sessão "Vamos xingar feministas", e um reaça qualquer tuitou uma montagem que fizeram de uma foto minha pro Gentili. Não sei quem fez ou quando foi feita a primeira montagem. A primeira vez que eu vi foi em outubro ou novembro no twitter de um mascu chamado Macho Alpha. A foto verdadeira é esta, com um cartaz escrito por mim, que diz "Resolução de meio de ano? Revolução". A linda e querida Virgínia pediu pra que tirassem a foto na Marcha das Vadias de Recife, em maio de 2013.

Um dos lunáticos mais obcecados por mim, o mascuchris (fiz BO contra ele no penúltimo dia do ano), que durante mais de um ano dedicou 500 posts pra me caluniar, no início de dezembro usou a imagem falsa para fazer mais um post me atacando. Isso porque ele acha que sempre foi cortês comigo. Pois é, usar imagens alteradas é cortesia de mascu!

Voltando ao Gentili, um reaça mandou a imagem falsa pra ele, e, em seguida, afirmou tratar-se de uma montagem. Ele mandou pro Gentili, e pro inútil mascote de TV Roger, um tuíte com a imagem original (eu que apaguei o rosto da menina, claro):

Gentili e Roger tuitaram a minha imagem como se fosse verdadeira. Quando vi isso, ontem, perguntei pro pessoal que me segue no Twitter se isso vale processo, e muita gente respondeu que sim. Então, vamos lá. Quero tentar processar, só preciso de advogadx.

Porque é impunidade demais, sabe? É muita terra de ninguém. Um breve histórico do Gentili, bem resumido mesmo.
Em 2009 Gentili comparou jogadores brasileiros de futebol a King Kong. Houve várias reclamações, e ele se justificou desta forma: "Peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque sou branco que eu escravizei um negro". Ele não compreendia por que "posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco". 
Cinco anos depois, ele ainda não havia entendido que existe algo chamado contexto histórico. Na mesma semana em que seu ídolo Olavo de Carvalho se autodenominou a pessoa mais perseguida da história do Brasil, Gentili disse que sua equipe o chamava de palmito, e como aquilo sim era racista. 
Em outubro de 2012 Thiago Ribeiro, um jovem redator negro, fez um vídeo em que juntou vários momentos racistas de Gentili. O humorista respondeu com este tuíte:

Na época, Gentili tinha metade dos seguidores que tem hoje no Twitter. Muitos desses quatro milhões foram xingar Thiago, que fez denúncia ao Ministério Público de SP e à Polícia Federal. Também fez BO na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. 
Sabe como esse caso acabou? Em abril do ano passado, a 10a Vara Criminal da Justiça de SP concluiu que Gentili não ofendeu Thiago porque não houve "propósito e intenção de ofender a vítima". Para o juiz, foi só uma piada. Porém, mesmo absolvendo Gentili, o juiz ressalvou: "Quando direcionada a uma pessoa específica, [a piada] faz nascer um conflito entre a liberdade de expressão e a proteção dos direitos de personalidade". Portanto, segundo o juiz, Thiago poderia pedir indenização a Gentili por danos morais em uma vara cível. Pelo que sei, Thiago está fazendo isso.

E Gentili, este defensor incansável da liberdade de expressão, conseguiu tirar o vídeo de Thiago do ar, por meio da cláusula de uso de imagem. 
Quer dizer: oferecer bananas a um negro, chamando-o de macaco, ok. Denunciar racismo, não pode. Que bom que depois veio o episódio do "Somos Todos Macacos", em que pessoas brancas que nunca foram chamadas de macaco na vida vestiram camisetas, acabando assim com o racismo no Brasil... talvez para sempre
Em outubro de 2013, quando ainda estava na Band com o "Agora é Tarde", Gentili dedicou um minuto e meio na TV para insultar Michele Maximino, que seria uma mulher comum, casada, mãe de dois filhos, moradora de uma cidadezinha em Pernambuco, se não fosse um detalhe: ela era a maior doadora de leite materno do país. 
Durante meses, desde que a caçula era bebê, Michele esterilizava os potes, fazia a coleta do leite (após amamentar sua filha), e, junto com o marido, dirigia 80 km para levar os potes até uma maternidade em Caruaru, onde sua doação diária era responsável por 90% do banco de leite do hospital. Esse leite ia principalmente para os bebês prematuros na UTI.
Porém, como tudo é material de piada, e dane-se se isso afeta a vida de alguém que só faz o bem, Gentili, em seu programa, mostrou fotos de Michele (sem autorização, obviamente), comparou o leite dela ao esperma de um ator pornô, falou de suas "tetas", e disse que agora ela estava vendendo "Leite da Moça", enquanto seu assistente de palco, Marcelo Mansfield, associava a doação de leite à "espanhola".  
Numa cidade com menos de 25 mil habitantes, a reação foi imediata: Michele passou a ser chamada por muitos de "vaca do Gentili". Processou o humorista/apresentador por danos morais. Uma liminar determinou que o vídeo contra Michele fosse retirado da net. Em janeiro de 2014, o Tribunal de Justiça de Pernambuco negou recurso de Gentili. "Não é possível que sob o manto da proteção à liberdade de expressão e de imprensa se admita qualquer violação à dignidade da pessoa humana", assinou o relator. Em março, ela formalizou acusação contra as "piadas". 
Por mais que Michele tenha tido muito apoio, os fãs de Gentili a acusaram (como fizeram com Thiago, como fazem comigo e com qualquer pessoa que ouse criticar o ídolo) de querer chamar a atenção e ganhar popularidade por meio de uma pessoa famosa. 
O processo ainda está correndo -- Gentili e Marcelo Mansfield têm tanta certeza da impunidade que dispensaram uma tentativa de acordo em dezembro último --, mas 2014 foi um ano de mudanças. Michele saiu de Quipapá e foi viver em Recife, por ter virado "motivo de chacota" na cidadezinha, ainda que seja a recordista em doação de leite materno no mundo. Gentili saiu da Band e foi pro SBT. Dizem que seu salário saltou de 70 mil para 700 mil por mês. Quem atrapalhou a vida de quem? Quem foi punido?
Ano passado, Gentili referiu-se a Nayara Justino, Globeleza 2014, como "Zé Pequeno". O bacana é que ela retrucou:
 
Mas note quem são os alvos do comediante.
Quanto a mim, não é a primeira vez que Gentili me ataca. Ele tem uma certa obsessão por mim, estranha porque ele é rico e famoso. 
Faz tempo, antes mesmo do ótimo documentário Riso dos OutrosGentili me xingou em página do Olavão. Entre vários insultos, ele disse que eu o criticava desde a época em que eu escrevia na Veja. Ahn... Até hoje algum mascu ignorante (pleonasmo) vem falar que trabalhei na Veja.
Em outubro de 2013, quando os "libertários" (reaças que não gostam de serem chamados de reaças) vieram em massa me atacar, Gentili escreveu isto sobre mim, instigando os reacinhas a "mostrar a insatisfação de vcs [...] pq ela vai e forma opinião pra quem lê o blog dela":
Depois, ele defendeu "envergonhar os acusadores", com o desejo de "calar a boca dessa desonesta e mau-carater" (eu!):

Em novembro de 2013 ele me chamou de "gorda nojenta" e me comparou ao Pinguim do Batman. Sei lá, sou professora universitária. Já saí da quarta série faz umas décadas.
O que Gentili e outros fazem não é humor, é stand-up bullying. Ele era um bully na escola, cresceu, e agora ganha uma fortuna para atazanar seus desafetos. E para ordenar que seus milhões de fãs façam o mesmo.

Só que não tem nada a ver com humor. Gentili é amigo e se comunica com vários dos rapazes que têm páginas no Facebook com o único objetivo de expor e humilhar feministas. São aquelas páginas que escolhem alvos e passam a persegui-los. Foram criadas pra isso. Não é piada. São páginas feitas pra stalkear e caluniar ativistas. Fazem isso sistematicamente, mas qualquer coisinha, qualquer denúncia, os valentões apelam pro velho "Foi só uma piada".
Gentili é adepto dos clichês "Todo humor tem um alvo" (por coincidência, quase todos os seus alvos são minorias e grupos historicamente oprimidos), e "O humor é transgressor por natureza". Aí fica a pergunta: o que o humor de Gentili tem de transgressor? Chamar feminista de mocreia mal-amada, chamar negro de macaco, chamar mulher que doa leite de vaca, transgride o quê, exatamente? 

Queria mostrar como foi o meu dia, ontem, pelo menos algumas partes que eu lembro, na internet. À tarde, dois perfis recém-criados no Twitter apareceram pra dizer que, enquanto eu estiver por aqui, minha vida será um inferno.

Mais tarde, por não sei que cargas d'água, surgiram vários reaças (os que não estão bloqueados no Twitter) me ligando ao BBB. Como se eu quisesse participar de um programa medíocre como o BBB!

À noite, uma jornalista da Folha me ligou para uma longa entrevista por telefone sobre as últimas ameaças recebidas. Foi mais de uma hora de entrevista. Bem bacana. Passei para ela outros nomes de ativistas ameaçadas.
Aí volto ao Twitter e vejo a "piadinha" do Gentili. E as opiniões dos seus seguidores.

Mais à noite, no chan dos mascus sanctos, mais ameaças... 

Eles tinham dado uma diminuída após o BO, até deletaram uma thread cheia de planos mirabolantes para acabar comigo (Cebolinha feelings), mas todas as táticas de "destruir reputações" continuam, só que com novos alvos. Agora eles estão muito felizes com a companhia do Gentili. Um reconhecimento de um deles ao mestre (Psy é o criminoso misógino Marcelo Valle Mello):

O que une um cara rico e famoso como Gentili a uns completos fracassados como os mascus é a ideologia. Todos são de direita, todos odeiam o "politicamente correto".
Odeiam o governo que, pra eles, é uma ditadura feminazi-gayzista, e eles, os homens brancos e héteros, são os perseguidos, as verdadeiras vítimas da nova ordem mundial. São misóginos, racistas, homofóbicos, gordofóbicos, transfóbicos, um combo inteiro de preconceitos. Odeiam todos os ativistas, todos que tentam mudar o mundo, em especial as feministas. É aí que eu entro.

Hoje houve o assustador e lamentável massacre em Paris, em que terroristas islâmicos invadiram a redação de um semanário satírico, o Charlie Hebdo, mataram doze pessoas e feriram outras dez. Um horror sem qualquer justificativa. 
Gentili está usando o caso como um atentado à liberdade de expressão e do humor, ignorando que o jornal era de esquerda, e que quem vive sendo ameaçado na internet não é ele, mas feministas como eu. Não é ele que não tem voz. Pelo contrário: ele tem um programa na TV e amplo espaço numa mídia que só reaças consideram "esquerdista". 
São eles que nos atacam, não o oposto. E acho que temos que reagir. Se continuarmos fingindo que não é conosco, um dia eles conseguem o que sempre quiseram: nos calar de vez. 

Comentários