Carta de Agradecimento das acadêmicas do NEAB-UDESC participantes do Programa Abdias do Nascimento de Mobilidade Acadêmica



Durante muitos anos, os intelectuais comprometidos com a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária focaram sua produção intelectual e/ou acadêmica na desconstrução dos valores hegemônicos e institucionais que sustentaram o racismo, o colonialismo e a dominação branca em nosso país. Seus esforços não foram em vão.

Hoje, a luta antirracista está na agenda política do Brasil, onde foram constituídos vários projetos a partir das reivindicações do movimento negro para a construção de uma educação que garanta o acesso daqueles que por muito tempo foram privados de diversas oportunidades, entre elas a educação de qualidade. E uma das conquistas dessas lutas foi a realização concreta do Programa Abdias do Nascimento, que possibilitou que nós, três mulheres negras, tivéssemos a oportunidade  de estar aqui,
na University of  Florida.  Antes, era inimaginável que nós, estivessemos na graduação e na pós-graduação, tampouco usufruindo deste Programa de mobilidade acadêmica.

E é com muita alegria que agradecemos imensamente o apoio daqueles que lutaram na construção e na concretização do Projeto Abdias do Nascimento, e que acreditaram que isso seria possível. A ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras, que reuniu vários grupos de pesquisadores (as) negros (as) de todo Brasil, onde começaram a escrever e ser sujeitos de suas próprias histórias. Ao Prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso, que foi por muitos anos Presidente da ABPN e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina NEAB-UDESC, impulsionando e fortalecendo a luta antirracista. À Karla Rascke, por todo empenho na produção do Projeto. À todas as pessoas que contribuíram engajadas junto ao movimento negro, como Abdias do Nascimento, Jeruse Romão, Anita Canavarro Benite, atual presidenta da ABPN, Aloísio Mercadante, Macaé Evaristo, Thiago Thobias.

A Prof. Drª Tanya Saunders, que desde o primeiro contato com o NEAB/UDESC, se mostrou entusiasmada na realização do acordo de cooperação internacional entre as universidades, e pelo carinho e acolhida na Florida. A toda equipe do Centro de Estudos Latinos Americanos, Rose Farley, Philip Wiliams, Scoot, Urena, e todos os professores que se uniram para o sucesso desse projeto na Florida.

Ao NEAB/UDESC, que através de sua organização, trabalho e companheirismo, nos mostra a cada dia que juntos somos mais fortes e que nosso sonho é de todos, pois “quando a manada se une, o leão dorme com fome”.
Por fim, nosso muito obrigada a todos que participaram direta ou indiretamente, pois  agora estamos realizando o sonho de muitos, incentivando para que outros jovens negros e negras, indígenas e/ou com necessidades especiais, acreditem que é possível!!!

Gisele Karine Santos de Souza
Mônica do Nascimento Pessoa
Náthally Barbosa Custodio

Comentários