DEPOIMENTO KARLA – Agradecimento ao NEAB-UDESC




Monografia Prêmio Silvio Coelho dos Santos
Decidi pelo curso de História ao longo de minha trajetória no Cursinho Pré-Vestibular Comunitário realizado em Florianópolis em 2004 e 2005. Durante o Ensino Médio, realizado em escola estadual pública em Santa Catarina, na cidade interiorana de Grão-Pará (SC), onde nasci, raras foram as vezes em que imaginei alcançar o objetivo de uma universidade pública. Acabei prestando vestibular em 2005 para História na UDESC, em duas etapas, pois na época o vestibular era vocacionado. Adentrando em agosto de 2005 na universidade, o mundo tomava outras dimensões. Naquele período, ainda me adaptando à vida na capital do estado, bastante distinta da área rural de onde viera, dividia as atividades de estudo com o emprego de empregada doméstica, função que desempenhei por 3 anos, inclusive durante uma parte considerável de minha trajetória universitária. Passados 3 semestres do início do curso de História, uma oportunidade diferente surgiu, permitindo um descortinar de possibilidades, na vida e na academia.
Tornei-me bolsista de extensão no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UDESC, sob a coordenação do prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. A partir daquele momento, no ano de 2007, pude realizar diferentes atividades voltadas ao campo acadêmico e também da extensão universitária. Extensão, Pesquisa e Ensino foram dimensões conhecidas por mim através do NEAB. Meu TCC, sobre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos de Florianópolis, ganhou o prêmio de Monografias Silvio Coelho dos Santos, e transformou-se também em livro em 2010, publicado pela editora Casa Aberta, em parceria com o NEAB-UDESC.





Publicação da dissertação de mestrado .
Em 2011, iniciei os estudos na PUC-SP, produzindo dissertação publicada em forma de livro impresso e E-Book em 2016, numa parceria com a editora Appris, de Curitiba. O mestrado foi um período de grande amadurecimento profissional e acadêmico, de envolvimento com o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO-PUC-SP), de participação e apresentação de trabalhos em eventos e também publicação de livros e capítulos de livros, além de contar com bolsa de estudos da CAPES e do CNPq. Ainda, após a conclusão do mestrado, concorri ao Prêmio Silvio Romero, concurso organizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, em 2014, alcançando 3ª menção honrosa.

O amadurecimento e as novas questões suscitadas no mestrado permitiram a elaboração de um projeto de doutorado voltado para o tema das agremiações negras em Florianópolis na primeira metade do século XX. O doutorado, realizado na PUC-SP resultou em tese defendida em fevereiro de 2018, encerrando um ciclo de abordagens e perspectivas das experiências de populações de origem africana em Florianópolis. Em 2017, participei de concurso público para docente, alcançando o 1º lugar na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Ao longo de 12 anos de NEAB, colaborando em diferentes projetos, desde formação de professores até intercâmbio acadêmico (Projeto Abdias Nascimento), muitos foram os aprendizados e as conquistas. Mas, a maior vitória acontece no dia-a-dia, quando conseguimos mobilizar jovens negros e negras, brancos e brancas, em torno da luta pela igualdade e por sonhos em relação a si mesmos e a suas famílias. Estar no NEAB-UDESC e ajudar a construir esse espaço permitiu dimensionar que a universidade tem um sentido mais amplo e único na experiência de um laboratório como esse, preocupado com o crescimento coletivo, a luta pela igualdade e a justiça, as conquistas em parceria e o sucesso de seus/suas integrantes. Após mais de uma década, minhas palavras são de gratidão e certeza da escolha realizada. NEAB-UDESC, MUITO OBRIGADA!



Comentários